A Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, localizada em Barra do Una, na Costa Sul, se destacou nacionalmente ao conquistar o 1º lugar na categoria dos 3ºs anos no Prêmio EDP Escola da Energia 2025, cujo tema foi ‘Caminhos da Energia, Caminhos do Futuro’. A iniciativa convidou escolas de todo o país a criarem maquetes sobre os processos de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, valorizando a criatividade e a sustentabilidade.
A maquete vencedora foi desenvolvida pelos alunos do 3º ano C, sob orientação da professora Márcia Lins, que conduziu a turma em um processo de pesquisa, planejamento e execução. O projeto utilizou materiais recicláveis e trouxe reflexões importantes sobre eficiência energética e consumo consciente.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Tábata Schramm, os docentes se dedicaram a causa. “Nós da gestão escolar demos todo suporte necessário, porém nossos professores abraçaram com muita dedicação e engajamento. Disputamos com escolas de outros estados, que também apresentaram excelentes propostas.”, ressaltou.
O concurso contou com inscrições voluntárias, envolvendo também as turmas do 1º ano A, 4º ano B e 5º ano C, que apresentaram trabalhos criativos e inovadores.
Como premiação, a turma vencedora receberá um kit Escola da Energia para cada aluno, fará um passeio educativo e a professora orientadora será contemplada com um celular Android.
O projeto Escolas da Energia, promovido pelo Instituto EDP em parceria com a Sincroniza Educação, já havia beneficiado São Sebastião no ano passado, quando a escola recebeu 30 tablets, um retroprojetor, caixa de som com microfone e roteadores para ampliação do sinal de internet. A parceria, que chega ao segundo ano, integra ações que incentivam metodologias ativas e o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, aproximando os estudantes de temas essenciais para um futuro sustentável.
#jornalrmvale #pmss #saosebastiao #escoladaenergia #edp #premio #sincronizaeducacao #escolamunicipal #henriquetavaresdejesus #caminhosdaenergia