Mais uma vez, com a presença de cerca de 2 mil pessoas, o mar de uma das praias mais conhecidas de São Sebastião foi a raia de uma das provas de natação em águas abertas mais conhecidas do Brasil, o Desafio Speedo. No último domingo (28/9), a Praia de Barra do Sahy, recebeu o evento que promoveu essa modalidade esportiva tão popular, mas também um verdadeiro encontro de energia, superação e celebração da qualidade de vida no Litoral Norte de São Paulo.
Com uma megaestrutura e organização da empresa de assessoria esportiva, Vega Sports, o Desafio Speedo conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O desafio reuniu quase mil atletas experientes e iniciantes em três percursos radicais, que testaram os níveis dos nadadores do início ao fim. Os três trajetos da prova foram: longa, com 4 km, que sugeriu a ida e volta até a Ilha da Barra do Sahy, e também foi realizada em duplas, e duas provas curtas, de 1.000 metros e 500 metros.
Na prova longa (4km – feminino), Gabrielle Goncalves Roncatto foi a campeã geral (tempo: 55:06.97), seguida de Talitha Blumke Adde (tempo: 55:24.93) e Danielle Goncalves Roncatto (tempo: 56:39.03). No mesmo percurso, mas na categoria masculino, Gabriel Medeiros foi o 1º colocado (tempo: 50:51.54), com Glauco Rangel conquistando o 2º lugar (tempo: 51:11.65) e Fabio De Almeida Yamada sendo o 3º colocado (tempo: 53:04.24).
Na prova média (1km – feminino), Nalu Leal Guimaraes conquistou o lugar mais alto do pódio (tempo: 17:09:93), Victoria Ferraz do Amaral foi a vice-campeã do percurso (tempo: 17:12.56) e a 3ª colocação ficou com Clara de Almeida Gioso (tempo: 17:38.49). Na categoria masculina, Enzo Sestaro Colauto foi o 1º a cruzar a linha de chegada (tempo: 14:34.79), acompanhado do 2º colocado John Terrell Silveira da Mota Neto (tempo: 16:25.41) e Eric Moscan Silveira da Mota completou o pódio (tempo: 16:28.93).
A prova curta teve o trajeto de 500 metros e o destaque na categoria feminino foi a nadadora Clarice Arcoverde, que ganhou a prova com o tempo de 13 minutos, 20 segundos e 78 milésimos de segundos. Ágata Groth Sarkissian ficou com a segunda colocação (tempo: 13:53.62) e Maria Clara Souza de Deus levou a medalha de bronze (tempo: 14:27.95).
Na prova de 500 metros, na categoria masculino, Lucas Eduardo Machado Serafim terminou o trajeto em 1º lugar (tempo: 11:11.13), com Vinicius Henrique de Freitas chegando na 2ª colocação (tempo: 11:29.36) e André Nesinho fechando o pódio com o 3º lugar (tempo: 14:11.12).
Os troféus foram para os cinco primeiros colocados no masculino e feminino da prova de 4km e os três primeiros colocados de cada categoria das provas. Todos os atletas que concluíram o desafio receberam uma medalha de participação da Speedo.
Os resultados completos, divididos por faixa etária do ‘Desafio Speedo’, podem ser conferidos no link a seguir: https://maratonaaquatica.com.br/desafio-speedo-2025-resultados/.
Campeões de São Sebastião
O atleta de São Sebastião, Giulianno Lúcio dos Santos, 48 anos, terminou em 1º lugar na prova de 1km, na categoria Master – E 45/49 anos. O nadador destaca que nadar em ‘casa’ está sendo essencial para conquistar bons resultados.
“São Sebastião está virando a cidade das maratonas aquáticas, ainda teremos mais quatro provas até o final do ano. Creio que teremos mais troféus e mais atletas praticando essa modalidade. Só posso agradecer a Seesp e ao prefeito Reinaldinho pelo apoio a nossa modalidade”, disse o Lúcio.
Outros atletas de São Sebastião também conquistaram excelentes resultados nas provas de revezamento e individuais. Gabriel Carvalho e Ana Luiza Marcelino foram campeões no revezamento misto 4 km pela equipe do PMSS Centro, enquanto Taysa Soto e Rafael Rego garantiram o vice-campeonato na mesma prova, representando o PMSS Costa Sul.
No revezamento feminino 4 km, Amaya Takey e Milena Monteiro conquistaram a terceira colocação. Na prova individual de 4 km, Giovanni Bonisenha brilhou ao conquistar o primeiro lugar na categoria Sênior Masculino. Já na prova individual de 500 metros feminino, a atleta Alice Lopes de Jesus ficou com o terceiro lugar na categoria Petiz 1.
#jornalrmvale #pmss #saosebastiao #seesp #speedo #desafiospeedo #barradosahy #natacao #aguasabertas