Banners Rotativos

Cineclube Confluências exibe curtas em outubro com extensa programação

0

O Cineclube Confluências convida para duas sessões especiais em outubro, que reúnem cinema, música, fotografia e memória coletiva em espaços culturais da cidade. As atividades são gratuitas, com classificação livre, e ocorrem no Centro Cultural Batuíra (3/10), e na Concha Acústica da Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga (10/10), sempre das 18h às 21h.

A programação traz a exibição de curtas-metragens selecionados por meio de edital público lançado em setembro pela produtora Corpo Ancestral, que recebeu inscrições de realizadores sebastianenses. O tema proposto ‘Cartografias do Invisível: Memórias, Resistências e Reexistências em São Sebastião’ orientou a escolha de filmes que dialogassem com saberes ancestrais, práticas populares, narrativas periféricas e estéticas insurgentes. Os realizadores contemplados foram convidados a participar de rodas de conversa após as exibições, promovendo o encontro direto entre artistas e comunidade.

Entre os filmes selecionados está ‘Kalunga’ (2024), animação de 12 minutos dirigida por Janaína de Figueiredo e Barbara Coimbra, que mergulha no universo afro-caiçara por meio da relação de um pai e seu filho, guiados pelo mistério do grande oceano Kalunga e pela força de Janaína, a rainha do mar.

Também será exibido ‘Priscila Siqueira: Emoção e Ativismo (2022)’, documentário dirigido por Nelma Salomão, que retrata a trajetória da jornalista e sua atuação na luta pela preservação ambiental e cultural no litoral norte, em meio às pressões da especulação imobiliária.

Outro destaque é ‘Benzô’ (2024), animação de 15 minutos dirigida por Letícia Andra, que apresenta o universo do benzimento em uma narrativa permeada pelo realismo fantástico, trazendo à tona a força dos rituais ancestrais através do olhar das crianças, este filme já circulou em mais de 20 festivais na racionais e internacionais.

As sessões celebram a memória e a obra de Mestre Nêgo Bispo, homenageado desta edição, com a exibição de um vídeo especial em sua homenagem, além de roda de conversa com falas de artistas locais e rodas de conversa com realizadores como Nelma Salomão, Janaina Figueiredo, Priscila Siqueira, Letícia Andra.

Programação cultural

No dia 3 de outubro, no Centro Cultural Batuíra, a noite será aberta com a apresentação do projeto Cineclube Confluências, seguida da exibição do vídeo em homenagem a Nêgo Bispo e da mostra dos curtas e fotografias produzidas nas oficinas de Swell Nóbrega (fotografia) e Letícia Andra (stop-motion), acompanhada por uma breve fala das artistas.

Após a exibição dos curtas selecionados, o público poderá participar da roda de conversa com os realizadores.

A programação se encerra em clima festivo com a apresentação do grupo Coco de Oyá, que traz a força dos ritmos afro-nordestinos como coco de roda, ijexá e ciranda.

Já no dia 10 de outubro, na Concha Acústica da Praça Pôr do Sol em Boiçucanga, a abertura também contará com a apresentação do projeto, seguida do vídeo em homenagem a Nêgo Bispo e da mostra de fotografias e animações. Na sequência, o público poderá assistir novamente aos três curtas selecionados e ainda ao filme Mini Doc EP Sóis (2023), de Rafael César, que acompanha o processo criativo do multiartista Brenalta MC.

A exibição integra a performance do próprio Brenalta em formato de slam, ampliando o diálogo entre cinema, música e poesia. Depois da roda de conversa com os realizadores, o evento se encerra com a Puxada de Rede – Coletivo Raízes do Sahy, formada por crianças, adolescentes e mães da Vila Sahy, que dramatizam a pesca tradicional caiçara por meio da dança, da musicalização e das cantigas de roda.

Segundo a idealizadora do projeto, Letícia Andra, o cineclube é uma oportunidade de reconectar o público ao território e às memórias coletivas. “Queremos costurar o tempo com cinema, música e poesia. Trazer para a tela e para o diálogo as vozes que muitas vezes foram silenciadas, mas que resistem e reexistem em nossa cultura. É um convite para que a comunidade se reconheça e também se fortaleça através do encontro com sua própria história”, afirma.

O Cineclube Confluências é uma realização da produtora Corpo Ancestral, com apoio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei n° 14.399/2022).

Serviço:

Sessão 1:

3 de outubro, das 18h às 21h – Centro Cultural Batuíra (Rua Martins do Val, 70, São Francisco).

Sessão 2:

10 de outubro, das 18h às 21h – Concha Acústica da Praça Pôr do Sol (Av. Walkir Vergani, Boiçucanga).
Entrada gratuita e classificação livre

Mais informações: produtora.corpo.ancestral@gmail.com

Instagram: @cineclube.corpoancestral

#jornalrmvale #pmss #saosebastiao #cultura #cineclube #fundass #pnab

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta